Fidel reaparece em público depois do anúncio da reabertura de embaixadas de Cuba e EUA

O histórico líder revolucionário, que deixou o poder ao irmão mais novo em 2006, participou numa sessão de esclarecimento sobre a indústria dos lacticínios.

Foto
Fidel estee mais de quatro horas a debater a indústria dos lacticínios cubana Granma

O histórico comandante da revolução cubana, Fidel Castro, reapareceu em público esta sexta-feira, para participar numa sessão especializada de mais de quatro horas sobre a indústria dos lacticínios. “Envolveu-se num amplo debate com dezanove produtores de queijo”, informou o diário oficial do Partido Comunista cubano, Granma.

A aparição pública do antigo Presidente cubano revestiu-se de interesse especial uma vez que, ao falar do desenvolvimento da indústria dos lacticínios, acabou por se referir indirectamente ao actual período de normalização das relações políticas com os Estados Unidos, e restabelecimento do canal diplomático entre Havana e Washington, com a reabertura de embaixadas anunciado na mesma semana.

Segundo o relato do jornal do regime, Fidel Castro sublinhou a necessidade do país recuperar “os níveis produtivos e a qualidade na elaboração dos seus queijos” que existiam antes da instauração do embargo comercial à ilha pelos Estados Unidos, há mais de 50 anos.

Na sessão que decorreu no Instituto de Investigação da Indústria Alimentícia, em Guatao, nos arredores de Havana, o ex-Presidente – que em 2006 deixou o cargo ao irmão mais novo Raúl, por motivos de doença – disse que os produtores poderão beneficiar do actual momento para desenvolver e melhorar a sua oferta.

Nos últimos anos, Cuba iniciou um processo de liberalização progressiva do mercado interno. Medidas recentemente encetadas pela Administração Obama, nos Estados Unidos, deverão contribuir para acelerar esse movimento, com a revisão dos regulamentos relativos às importações e exportações, às transferências de dinheiro para Cuba e ainda à facilitação de vistos para viagens à ilha.

No mesmo debate, Fidel Castro abordou outros assuntos na sua longa intervenção, nomeadamente as questões ligadas às alterações climáticas, que já tinha aliás discutido em Maio com o Presidente da França, François Hollande, quando este o visitou em casa. Ao resumir o encontro, o líder gaulês salientou o interesse e vivacidade manifestados por Castro durante a conversa.

Qualquer saída do antigo Presidente é acompanhada com grande interesse, por causa da sua fragilidade física. Aos 88 anos de idade, os rumores sobre o estado de saúde de Fidel acumulam-se quando se passam longos períodos sem imagens suas. A última imagem sua que foi divulgada referia-se a um encontro, em sua casa, com o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Diosdado Cabello.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários