Vendas da Tupperware crescem 10% ao ano desde 2011

Nos últimos três anos a facturação da empresa, com fábrica em Montalvo, tem somado crescimentos. Exporta 96,7% da produção

Foto
Festas da Tupperware são formato de venda com sucesso Miguel Manso

A fábrica da Tupperware Portugal, que assinala no sábado o seu 50º aniversário, tem registado desde 2011 um crescimento das vendas superior a dois dígitos, disse à Lusa o director geral da multinacional para a Península Ibérica.

"Nos últimos três anos a empresa teve um crescimento das vendas de mais de 10% ao ano", disse à agência Lusa António Gil, director-geral da Tupperware Ibéria, empresa que tem uma fábrica instalada em Montalvo, concelho de Constância, no distrito de Santarém, que emprega hoje cerca de 400 funcionários e exporta 96,7% da sua produção para o mundo inteiro, especialmente para a União Europeia.

Actualmente, a multinacional norte-americana Tupperware Brands Corporation "encontra-se em mais de 80 países em todo o mundo, tendo facturado 2,6 mil milhões de dólares em 2014 através das vendas dos seus 3 milhões colaboradores", e das suas sete marcas: a Tupperware, na concepção de produtos para guardar e servir alimentos, e outras, relacionadas com produtos de beleza e de cuidados pessoais, avançou à Lusa o director geral da Tupperware Ibéria.

"Durante o ano de 2014, estimamos que se tenham realizado em todo o mundo cerca de 25 milhões de eventos em grupos de apresentação de vendas, as chamadas Tupperware Party. Com cerca de 34% das vendas da Tupperware a terem lugar em mercados estabelecidos e cerca de 66% de vendas da Tupperware com origem nos mercados emergentes, em 2014, podemos afirmar que a Tupperware Brands possui um negócio amplamente diversificado", notou.

Relativamente às unidades produzidas anualmente em Portugal, - a multinacional tem ainda fábricas na Bélgica, França e Grécia "sendo que Portugal é, certamente, um dos mais importantes produtores para os mercados europeus" -, António Gil apontou para uma "estimativa de 1.100.000 cartões por ano" (o cartão é uma caixa com um peso médio de 5,6 quilos quando cheia de produtos da Tupperware), tendo observado que o mercado nacional "representa 3,3% do total da produção", acrescentou o gestor português, de 51 anos.
António Gil deu ainda conta da realização de "alguns investimentos muito importantes" na fábrica de Portugal, nomeadamente em "várias novas máquinas de injecção e duas máquinas de sopro, uma nova linha de impressão e, ainda este ano, numa nova linha de preparação de encomendas".

"Os novos investimentos vão passar por adquirir novas máquinas, manter a nossa produção inovadora, garantindo um novo processo de sopro. É muito importante destacar que Portugal teve nos últimos 10 anos transferências de tecnologia que permitem que nossa fábrica possa produzir produtos mais complexos, com maior valor acrescentado: produtos em dois materiais diferentes como a linha Allegra, o processo de impressão da linha Tampo, os moldes de rotulagem ou ainda moldes de sopro para as garrafas ecológicas", destacou.

O director geral da Tupperware Ibérica fez notar que estes investimentos "estão relacionados com os bons resultados que a fábrica de Portugal está a realizar e a confiança que a gestão de topo de Tupperware deposita em Portugal". O gestor classificou ainda o "recrutamento" como sendo "uma das peças-chave de nosso sucesso em Portugal", tendo observado que, desde 2011, a empresa "aumentou a força de vendas em termos de demonstradoras em dois dígitos por ano, o que teve um impacto directo no crescimento das vendas no mercado nacional". Actualmente, o número de colaboradores/demonstradores em venda directa é de cerca de 11 mil pessoas em Portugal, essencialmente mulheres.

A Tupperware Portugal vai promove no sábado, dia 4 de Julho no CNEMA (Centro Nacional de Exposições de Santarém), às 15h00, uma conferência que vai contar com a presença de mais de 1200 participantes, na sua esmagadora maioria mulheres, oriundas de todo o País, e "lançar um Plano de Carreira destinado à sua Força de Vendas", no âmbito do 50º aniversário da marca em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar