Portugueses pretendem gastar menos nas férias deste ano

Em relação a 2014, os turistas nacionais estimam que vão despender menos 61 euros.

Foto
Manuel Roberto

Este ano o orçamento reservado pelos portugueses para as férias será, em média, de 706 euros, um valor inferior ao do ano passado. Segundo um estudo realizado pelo Observador Cetelem em colaboração com a Nielsen, os turistas nacionais que irão fazer férias fora de casa pretendem gastar, em média, menos 61 euros do que em 2014. O valor estimado no ano passado foi de 767 euros.

O inquérito mostra que os valores a despender variam de acordo com os destinos escolhidos. Os portugueses que vão passar as férias em território nacional pensam realizar gastos na ordem dos 631 euros, o que equivale a menos 42 euros em relação ao ano passado.

Já os turistas que tencionam viajar para o estrangeiro pretendem gastar em média 1124 euros, o que significa um corte de 322 euros face ao valor despendido em 2014. 

De acordo com Diogo Lopes Pereira, director de marketing da Cetelem citado no comunicado enviado às redacções, em 2015 “os portugueses revelam uma maior intenção de passar férias fora de casa, mas uma menor disponibilidade para gastar neste segmento. Esta tendência resulta do facto de, actualmente, os consumidores planearem cada vez mais as férias, com maior antecedência e procurando os melhores preços.”

Também a acrescentar a este facto estão as cada vez maiores campanhas promocionais das agências de viagens, explica o mesmo responsável.

O estudo da Cetelem em conjunto com a Nielsen resultou de um inquérito realizado a 600 indivíduos com idades compreendidas entre os entre os 18 e os 65 anos, entre 15 e 18 de Maio deste ano.

 Texto editado por Raquel Almeida Correia

Sugerir correcção
Comentar