GoPro entra no mundo dos drones e realidade virtual

Empresa de câmaras digitais norte-americana prepara novos produtos.

Nick Woodman apresentou o Six-Camera Spherical Array
Fotogaleria
Nick Woodman apresentou o Six-Camera Spherical Array Asa Mathat/Recode
Fotogaleria
Sistema usa seis câmaras Hero4 da GoPrp Asa Mathat/Recode

A confirmação foi feita pelo próprio presidente executivo da GoPro, a empresa de câmaras digitais norte-americana que tem entre os seus principais clientes desportistas e praticantes de actividades ao ar livre. A GoPro vai entrar no mundo dos drones e da realidade virtual, tudo com sistemas criados com as suas câmaras fotográficas.

O anúncio foi feito por Nick Woodman na CodeConference, conferência sobre media e tecnologia do Recode, na Califórnia, que decorreu nesta quarta-feira. Entre as novidades da GoPro, Woodman anunciou o Six-Camera Spherical Array, um acessório que pode ser colocado num tripé e que tem o formato de um cubo, onde cada lado tem uma câmara Hero4 da marca. A ideia é tirar fotografias e capturar imagens de vídeo de alta resolução destinadas à realidade virtual.

Após a captação das imagens, entra em acção o Kolor, um software de realidade virtual adquirido pela GoPro no mês passado. O Kolor junta todas as imagens capturadas pelas seis câmaras e cria uma imagem esférica única. O resultado pode depois ser visualizado em óculos de realidade virtual como os criados pela Oculus, empresa adquirida pelo Facebook no ano passado, pela Google ou a Microsoft.

O que for criado pelo Six-Camera Spherical Array, editado depois com o Kolor, pode ser visualizado ainda num smartphone ou desktop através da aplicação móvel do Kolor ou da versão do YouTube 360. O utilizador que tenha as imagens no smartphone pode percorrê-las em qualquer direcção, como se olhasse fisicamente em várias direcções. No caso do desktop, o utilizador usa o cursor para ver diferentes perspectivas.

Nick Woodman não anunciou o preço que o sistema terá quando chegar ao mercado, o que deverá acontecer até ao final do ano.

Outra das novidades da GoPro é um drone, cujo preço e pormenores de funcionamento são, para já, mantidos em segredo por Woodman, que adiantou apenas à Recode que deverá ser lançado na primeira metade de 2016.

O mercado dos drones já está entre os interesses da GoPro há algum tempo, com a empresa californiana a tentar criar o seu próprio hardware nesta área. Para já, a marca deverá continuar a trabalhar com outros fabricantes destes dispositivos para que integrem a sua tecnologia.

Sugerir correcção
Comentar