LG e Sony instalam aplicações da Microsoft em tablets Android

O Office e o Skype vão ser incluídos em tablets de mais 20 empresas parceiras.

Foto
Greg BAKER/AFP

A Microsoft quer mais pessoas a utilizarem as suas aplicações e serviços, mesmo que seja em sistemas operativos rivais. A empresa fez novas parcerias que juntam mais 20 nomes à lista dos fabricantes que pré-instalam os produtos da Microsoft em alguns tablets Android.

A Sony e a LG são os nomes mais conhecidos, e as únicas empresas globais, na lista de novos parceiros, que inclui fabricantes europeus, sul-americanos e asiáticos. Já em Março, a Microsoft tinha feito acordos semelhantes com a Samsung, que lidera o mercado de smartphones, a Dell e mais nove fabricantes locais, entre os quais a empresa portuguesa JP-Inspiring Knowledge, conhecida pelos computadores Magalhães.

Estes fabricantes vão incluir nos respectivos aparelhos versões do Word, Excel e PowerPoint, bem como a aplicação de notas OneNote, o serviço de alojamento online OneDrive, e o Skype, o serviço de chamadas via Internet de que a Microsoft é dona. No caso da LG, a pré-instalação será feita num novo tablet que vai chegar ao mercado, ao passo que a Sony vai passar a incluir aqueles produtos no modelo Xperia Z4.

Pré-instalar aplicações e serviços em aparelhos é uma forma conhecida de fomentar a adopção. O sucesso do browser Internet Explorer deveu-se, no final da década de 1990, ao facto de este fazer parte do sistema operativo Windows, que estava então presente na esmagadora maioria dos computadores pessoais (a prática levou à intervenção da Comissão Europeia, por questões de concorrência).

A Microsoft anunciou também uma funcionalidade do Windows 10, a próxima versão do sistema operativo, que permitirá aos utilizadores ligarem ao computador telemóveis iPhone ou Android (para além de Windows Phone), facilitando a sincronização de ficheiros e a instalação de aplicações da Microsoft. A assistente pessoal Cortana também estará disponível para os telemóveis da concorrência, embora numa versão mais limitada.

 

Sugerir correcção
Comentar