Um fim-de-semana de festa

Sábado e domingo o Museu dos Coches tem programa especial. As entradas são grátis.

Foto
O museu terá visitas guiadas nos dois dias Daniel Rocha

Com toda a pompa e circunstância. Vai ser assim a inauguração hoje, às 18h, do Museu dos Coches, que contará com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, além do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier. Passadas as formalidades da abertura, o fim-de-semana vai ser de festa. Mais de dois anos depois, o novo Museu dos Coches vai finalmente abrir as portas ao público.

Sábado e domingo o programa é especial e as entradas são grátis. Amanhã, dia em que se comemoram os 110 anos de história do museu inaugurado em 1905 pela rainha D. Amélia, as visitas começam às 10h. Uma hora depois, há concentração, na Praça do Museu, da Charanga a Cavalo da GNR e de carruagens da Associação Portuguesa de Atrelagens, que desfilarão do novo edifício para o Jardim Vasco da Gama, ali mesmo em Belém. Está prevista uma actuação da Charanga para que o público aprecie as carruagens ao som de trechos musicais. E quem quiser, pode espreitar e até dar uma pequena volta nos dois charabãs disponíveis para o efeito. Para a tarde, às 15h, está marcada para o mesmo jardim uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre. O museu fecha às 18, sendo que a última entrada é às 17h30.

No domingo, o programa de festas é menor. O museu está aberto igualmente das 10h às 18h, estando prevista a apresentação e o desfile, no edifício, de automóveis clássicos.

Nos dois dias de festa, haverá ainda várias visitas guiadas à colecção.

Sugerir correcção
Comentar