BCP lança oferta de troca de dívida por acções do banco

Capital aumentará em 428 milhões de euros, se for integralmente aceite.

Foto
Sonangol é o maior accionista do BCP Paulo Pimenta

O BCP quer reforçar o rácio de capital acima de 10% através do lançamento de uma oferta pública de troca (OPT) de dívida subordinada (obrigações) por acções do banco, o que representará um encaixe de 428 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na sexta-feira à noite, o BCP adianta que serão emitidas 5350 milhões de novas acções, ao preço de oito cêntimos, o que corresponde “a 93% da média ponderada por volumes da cotação das acções do banco no mercado regulamentado da Euronext Lisbon nos cinco dias de negociação imediatamente anteriores ao dia do lançamento da oferta pública de troca". Se a operação for integralmente aceite, permitirá um reforço de capital em 0,7%.

A OPT vai ser submetida à assembleia geral de accionistas, marcada para 11 de Maio, em Cascais, e faz parte de outras iniciativas para reforçar o capital do banco, como a colocação de acções correspondentes a 15,41% do capital social do Bank Millenium, SA, junto dos investidores institucionais.

Esta operação “resultou no reforço do rácio de capital mais exigente de 46 pontos base em 'implementação final' e de 64 pontos base, de acordo com base no critério de 'implementação gradual' ao longo do tempo, em relação a Dezembro de 2014".

O banco mostra-se ainda confiante num regresso aos lucros, ao referir "a melhoria significativa da rentabilidade do BCP, conforme tem vindo a ocorrer nos últimos trimestres e se estima continuar a verificar no primeiro trimestre de 2015, cujos resultados serão divulgados a 4 de Maio deste ano".

De acordo com a informação divulgada na apresentação de resultados anuais consolidados relativos ao exercício de 2014, o BCP apresentou rácios common equity tier 1 (CET1) de 8,9% em base “implementação total” e de 12% de acordo com o critério “implementação gradual”.

Na última semana, as acções do BCP caíram 12%, para 0,08 euros, o valor a que será realizada a emissão das novas acções para a concretização da OPT.

 

 

Sugerir correcção
Ler 7 comentários