Robot astronauta com dois recordes do Guinness

Ele é o primeiro companheiro robot no espaço e o que esteve a conversar com um humano a maior altitude.

Fotogaleria
AFP/Yoshikazu TSUNO
Fotogaleria
REUTERS/Yuya Shino
Fotogaleria
REUTERS/Yuya Shino
Fotogaleria
AFP/Yoshikazu TSUNO
Fotogaleria
AFP/Yoshikazu TSUNO

Há um amigo que os astronautas podem levar com eles quando viajam. Chama-se Kirobo e é um pequeno andróide que, nesta sexta-feira, conquistou dois recordes do Guinness.

Kirobo é o primeiro companheiro robot no espaço e aquele com quem um ser humano já conversou a maior altitude. Estes são os dois recordes conseguidos pelo andróide que esteve na Estação Espacial Internacional durante 18 meses.

Medindo 34 centímetros de altura e pesando um quilo, Kirobo consegue identificar caras e tem também um sofisticado sistema de reconhecimento de vozes, revela o site do Guinness World Records.

O robot astronauta é resultado da colaboração de cinco anos de diversas empresas e instituições japonesas como a agência de publicidade Dentsu, a Universidade de Tóquio, a Robo Garage, a Toyota e a Agencia de Exploração Espacial do Japão.

Um dos objectivos deste projecto era perceber se o pequeno robot poderia dar apoio psicológico a seres humanos que passam muito tempo isolados, como é o caso dos astronautas, e se serviria como um parceiro nas conversas.

A primeira missão de Kirobo começou a 4 de Agosto de 2013, quando o robot partiu em viagem com o astronauta japonês Koichi Wakata.

Esta sexta-feira, o robot e a equipa que o concebeu receberam os galardões do Guinness. 

Sugerir correcção
Comentar