Preço das telecomunicações volta a subir acima da inflação

Tendência é registada pela Anacom desde Janeiro do ano passado.

Foto
Subida foi 3,8 pontos percentuais acima da inflação Maria João Gala

Na linha do que aconteceu ao longo de 2014, o preço das telecomunicações continua a aumentar a um ritmo superior ao da inflação.

Em Janeiro, o sector “apresentou o maior aumento de preços entre todos os sectores da economia portuguesa”, indica o relatório periódico que a Anacom, a entidade reguladora, faz sobre o preço das telecomunicações. 

A subida foi de 2,39% face a Dezembro, ficando assim 3,8 pontos percentuais acima da inflação. Já em relação a Janeiro do ano passado, os preços aumentaram 1,07%.

A Anacom aponta que o preço das telecomunicações – o que inclui serviços telefónicos, de televisão e Internet – está desde o início de 2014 a crescer, em termos médios anuais, acima da inflação. Indica ainda que em Janeiro o aumento dos preços em Portugal ficou 2,24 pontos percentuais acima da média registada na União, uma tendência que o regulador regista desde Março de 2011.

Segundo o relatório, Portugal foi, em termos médios anuais, o quinto país da UE com os aumentos de preços mais elevados. Os quatro países onde os preços cresceram mais do que em Portugal foram a Áustria, Finlândia, Chipre e Hungria, ao passo que nos restantes a tendência foi de queda, com excepção da Grécia e da Roménia.

Sugerir correcção
Comentar