Portugal ambiciona duplicar número de turistas alemães, diz Paulo Portas

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Paulo Portas não disse aos conselheiros nacionais do partido se ia ou não ficar no Governo Nuno Ferreira Santos

Uma das ambições do Governo é conseguir atrair dois por cento dos turistas alemães para visitarem Portugal, indicou nesta quarta-feira aos jornalistas o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, em visita à ITB-Feira Internacional de Turismo de Berlim, na Alemanha.

“A Alemanha é um dos países emissores de turistas mais importantes do mundo, mas apenas um por cento dos alemães que fazem férias no estrangeiro escolhem Portugal. Se passarmos para dois por cento, imaginem o crescimento que isso dá no valor do turismo”, salientou Paulo Portas, durante uma visita à representação portuguesa no primeiro dia da feira alemã de turismo.

De acordo com os números divulgados em Fevereiro pelo Turismo de Portugal, em 2014 a Alemanha foi o segundo mercado emissor mais importante em número de dormidas, com 4,4 milhões, e o terceiro maior mercado em número de hóspedes, com 984.000 (mais nove por cento do que em 2013).

No âmbito da estratégia de promoção turística na Alemanha, uma das apostas estratégicas é a comunicação ‘online’, adiantou ainda o vice-primeiro-ministro. “Acho que mais vale uma estratégia digital, uma presença na Internet maciça, menções a Portugal nos líderes de opinião que influenciam as pessoas nas suas decisões, e que sejamos escolhidos como o melhor destino para viajar por revistas de alta qualidade na área do turismo, do que um ‘outdoor’ que mostre apenas a luz e o sol que temos”, afirmou.

Já o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, adiantou que a meta é “conseguir que o mercado alemão, que já é o segundo maior em número de dormidas, consiga ser um dos principais a crescer”. “Está a crescer cerca de oito por cento, mas queremos que acompanhe o crescimento do mercado francês ou do inglês, em torno de 12%”, precisou.

Além da aposta numa campanha de comunicação online ao longo do ano de 2015, que representa o “triplicar” do investimento em marketing digital de 500.000 euros para cerca de 1,5 milhões, o caminho passa também pelo reforço das visitas de jornalistas alemães a Portugal (80 jornalistas em 2014), das acções com agentes turísticos locais e das rotas de ligação aérea, acrescentou o mesmo responsável.

Quanto ao investimento global, o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, calcula que em 2015 vão ser investidos entre quatro e cinco milhões de euros.

Neste montante, indicou Cotrim de Figueiredo, além do montante destinado às acções de comunicação digital para o turismo alemão, estão incluídos 500.000 euros de apoios a rotas aéreas entre Portugal e Alemanha e 300.000 euros de acções junto de agentes turísticos locais, além de dois milhões de euros de investimento conjunto das regiões portuguesas de turismo e dinheiro aplicado também pelas empresas portuguesas do sector.

O presidente do Turismo de Portugal adiantou ainda que o Algarve e Madeira continuam a ser as regiões mais procuradas pelos turistas germânicos, com destaque para o sol e praia, mas em 2014 o Alentejo foi a região que mais cresceu na captação desse mercado.

A ITB, uma das maiores feiras turísticas do mundo, realiza-se até ao próximo domingo e conta com a presença de cerca de 58 empresas e entidades portuguesas, incluindo regiões de turismo e empresas ligadas ao sector.

 

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