À procura de crescimento, Twitter lança novas funcionalidades

Rede social introduz conversas em grupos fechados e edição de vídeos através da aplicação.

Foto
O mercado tem olhado com desconfiança para o negócio do Twitter EMMANUEL DUNAND/AFP

O Twitter tem feito esforços para atrair utilizadores e manter os que já tem. Desta feita, a rede social, conhecida pelas mensagens com limite de 140 caracteres, anunciou duas novas funcionalidades: a possibilidade de ter conversas fechadas em grupos com um máximo de 20 pessoas e a possibilidade de filmar, editar e publicar vídeo directamente a partir das aplicações do Twitter.

Até aqui, o sistema de mensagens privadas – que na profusão de siglas do Twitter normalmente são abreviadas para DM, de direct message – funcionava apenas entre dois utilizadores, que tinham de se seguir mutuamente. No novo sistema de grupo, não é necessário que os participantes na conversa sejam todos seguidores uns dos outros, embora a pessoa que comece a conversa tenha de o fazer com um seguidor.

Já a nova funcionalidade de vídeos permitirá publicar gravações com uma duração máxima de 30 segundos – uma quantidade de tempo substancialmente maior do que os vídeos permitidos pelo Vine, um serviço comprado pelo Twitter em 2012 e que se notabilizou nesta rede social pelo limite de seis segundos.

Com estas novidades, que já tinham sido antecipadas no final do ano passado e estarão disponíveis para todos os utilizadores ao longo das próximas semanas, o Twitter procura captar mais pessoas e aumentar o envolvimento daquelas que já estão na plataforma, numa tentativa de contrariar os sinais de abrandamento, que têm suscitado dúvidas sobre o negócio da empresa. 

No terceiro trimestre de 2014, o último para que há resultados, as receitas do Twitter tinham crescido para 360 milhões de dólares, mas a empresa registou 175 milhões em prejuízos. O número de utilizadores activos mensais tinha subido 23% em termos anuais, para 284 milhões – um crescimento significativo, mas que estava em queda desde, pelo menos, o início de 2012, reflectindo a progressiva maturidade do serviço. Por seu lado, o envolvimento, medido pelo número de visualizações por utilizador activo, caiu 7% no trimestre face ao mesmo período de 2013. A empresa vai apresentar resultados anuais a 5 de Fevereiro.

As acções do Twitter na bolsa de Nova Iorque sofriam às 20h, quando faltava uma hora para o fecho dos mercados nos EUA, uma queda de 2,6%, para cerca de 39 dólares. Depois de um pico de 55 dólares no início de Outubro, a cotação tem vindo a descer.

O Twitter, que é usado também como uma plataforma para conversas (muitas vezes, públicas) tem de lidar com vários concorrentes, como é o caso do muito maior Facebook, mas também de serviços de mensagens, como o WhatsApp e o Snapchat. Embora não sendo produtos semelhantes, há sobreposições entre o Twitter e aquilo que estes serviços permitem fazer, o que representa para a rede social uma possibilidade constante de que os utilizadores adoptem algumas destas alternativas.

Já na semana passada, o Twitter tinha cumprido outra promessa, ao apresentar o Recaps, que mostra as mensagens consideradas mais relevantes que foram publicadas enquanto o utilizador esteve ausente. Disponível apenas para iOS, da Apple, a funcionalidade deverá ser lançada em breve para Android.

Sugerir correcção
Comentar