Governo anuncia crédito de 1500 milhões de euros para PME

Empresas em recuperação terão acesso a uma linha de 50 milhões.

Foto
No ano passado foram disponibilizados 2000 milhões Lara Jacinto/arquivo

O ministro da Economia, António Pires de Lima, anunciou o lançamento da linha PME Crescimento, que vai conceder este ano até 1500 milhões euros às pequenas e médias empresas.

O montante disponível para 2015 fica aquém do valor da linha do ano passado, que totalizou 2000 milhões de euros. Pires de Lima fez o anúncio durante a apresentação do prémio PME Excelência 2014, que decorreu nesta segunda-feira, em Santa Maria da Feira, e que distinguiu 1845 empresas por terem um desempenho muito acima da média.

Em declarações à Lusa, o secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, disse que a linha PME Crescimento vai estar disponível "durante o mês de Março". Esta linha vai incorporar instrumentos de capitalização no valor de 100 milhões de euros, explicou o secretário de Estado. Além disso, há também uma linha de 50 milhões de euros, que estará disponível em Fevereiro, esta dirigida às empresas em recuperação que passem pelo Processo Especial de Revitalização ou pelo Sistema Extrajudicial de Recuperação de Empresas, adiantou Pedro Gonçalves. 

Pedro Gonçalves apontou ainda o lançamento do "sistema de rating para empresas", que já "está em vigor". Ou seja, todas as empresas que recorram a linhas de apoio estatais vão ter uma classificação, em função da sua situação financeira.

 

Sugerir correcção
Comentar