Acabaram-se os tweets perdidos

Recaps ajuda a recuperar mensagens que não tenham sido vistas quando o utilizador não está no Twitter.

Foto
Em Portugal, o #music era acessível a partir da versão na web Dado Ruvic/Reuters

Para os utilizadores do Twitter que por vezes perdem novas entradas no seu feed de notícias, a rede de microblogging lançou uma nova função que permite uma espécie de reciclagem dos tweets mais importantes que tenham sido publicados sob o desígnio “while you were away” (“enquanto esteve fora”).

A função chama-se Recaps e está já disponível para os utilizadores do sistema operativo iOS, estando previsto que em breve também esteja para Android. O objectivo é resumir rapidamente o que os utilizadores podem ter perdido enquanto estiveram desligados do Twitter. Assim, sempre que o utilizador volta a entar na sua conta vai ver uma selecção dos melhores tweets que foram enviados sob a nota “while you were away”.

A Recaps usa uma combinação de factores para determinar quais os tweets mais interessantes a mostrar, tendo como base, por exemplo, o número de re-tweets que uma determinada mensagem recebeu. Os utilizadores que visitam frequentemente a sua conta vão ver os tweets marcados com o título “while you were away” com menos frequência do que os utilizadores ocasionais.

“O nosso objectivo é ajudar a manter-se a par - ou recuperar - com o seu mundo, não importa quanto tempo gasta no Twitter. Com algumas melhorias na cronologia, consideramos que podemos fazer um trabalho melhor a cumprir essa promessa sem comprometer a natureza em tempo real do Twitter”, escreve o site no seu blogue.

No final do Verão do ano passado, o Twitter anunciou que queria “melhorar” a cronologia dos utilizadores, alimentada por pessoas que se conhece ou que se segue. “Mas há momentos em que pode perder tweets que pensamos que iria gostar. Para ajudar a manter-se ligado ao que está a acontecer, estamos a testar formas de incluir estes tweets na sua cronologia — aqueles que consideramos que vai achar interessantes ou divertidos”, escreveu a rede em Outubro.

Desde 2010 que o Twitter utiliza um algoritmo que sugere perfis a seguir aos seus utilizadores, mas estas sugestões não aparecem nas suas cronologias.

Segundo o Twitter, experiências realizadas pela empresa indicaram que a “maioria das pessoas gosta de ver tweets de perfis que não segue”, uma conclusão que teve como base sinais como a actividade em perfis que o utilizador segue, a popularidade dos tweets e como as pessoas na sua rede interagem com estes.

Sugerir correcção
Comentar