Eterniza-se o estranho ocaso do Borussia Dortmund

Equipa de Klopp insiste em não aplicar a receita da Liga dos Campeões na Bundesliga e continua perigosamente a conviver na zona de despormoção. Wolfsburgo, adversário do Sporting na Liga Europa, venceu o Colónia.

Foto
Jurgen Klopp continua sem encontrar soluções para o Dortmund na Bundesliga CARMEN JASPERSEN/AFP

Jurgen Klopp chegou ao Borussia Dortmund no Verão de 2008 e iniciou uma progressiva, mas determinada recuperação da equipa germânica, que haveria de recolocar no topo do futebol alemão em poucos anos. Durante o seu mandato, o treinador, de 47 anos, conquistou internamente dois campeonatos (2010-11 e 2011-12), uma taça e duas supertaças, e alcançou ainda a final da Liga dos Campeões, em 2012-13, que perderia para o rival Bayern Munique, por 2-1. Mas nada prepararia os fiéis adeptos do Dortmund para os dissabores desta temporada. O Borussia somou este sábado a 10.ª derrota na Bundesliga, no terreno do Werder Bremen (2-1) e continua a conviver na zona de despromoção.

É cada vez mais inexplicável o ocaso deste “grande” no futebol germânico. Até porque, na Liga dos Campeões, a equipa tem convencido, apurando-se facilmente para os oitavos-de-final, onde irá defrontar os italianos da Juventus. Sem margem de manobra para voltar a escorregar nesta 17.ª jornada da Bundesliga, onde enfrentava o último classificado (à entrada para esta ronda), o Borussia Dortmund entrou mal no encontro e começou a partida praticamente a perder.

Sofreu um golo logo aos 3’, com a equipa da casa a dilatar a vantagem aos 62’. E o melhor que o conjunto de Klopp conseguiu foi reduzir, aos 69’ (Hummels). Um resultado que deixa a equipa muito perto do último lugar, ocupado agora pelo Friburgo, com menos um ponto, mas com um jogo em atraso.

Com o Dortmund muito longe dos lugares cimeiros da Bundesliga, o seu papel tem sido desempenhado esta época pelo Wolfsburgo, segundo classificado, atrás do insuperável Bayern de Munique. O adversário do Sporting na Liga Europa recebeu e venceu este sábado o Colónia, por 2-1, mantendo a vantagem de seis pontos para o Bayer Leverkusen, terceiro classificado.

Em Inglaterra, destaque para as sortes distintas das duas equipas de Manchester. O City venceu em casa o Crystal Palace (3-0) e pressiona o Chelsea no topo da Premier League; o United empatou a uma bola no terreno do Aston Villa. Já em Espanha, o Barcelona continua a perseguição ao líder Real Madrid e goleou este sábado em casa o Córdoba, por 5-0, com dois golos de Lionel Messi.

Sugerir correcção
Comentar