Altice e CTT vão ser parceiros se franceses comprarem a PT Portugal

Correios vão receber cerca de 30 milhões de euros com o acordo se a Oi vender a PT Portugal à empresa francesa.

Foto
Daniel Rocha

A Altice e os CTT vão estabelecer uma parceria para o desenvolvimento de serviços se a Oi aceitar a proposta dos franceses de comprarem a PT Portugal. Os CTT receberão um pagamento inicial de 15 milhões de euros com o acordo e poderão vir a receber outra fatia de igual valor mediante a concretização de um plano de parcerias comerciais.

Num comunicado enviado pelos CTT à CMVM, a empresa liderada por Francisco Lacerda explica que, "com a compra da PT Portugal pela Altice, os CTT receberão um pagamento inicial de 15 milhões de euros, que será reforçado em mais 15 milhões de euros sujeito à concretização do acordo-quadro referido".

São montantes que representam "uma antecipação do valor mínimo das sinergias a realizar no âmbito de uma mais vasta parceria comercial e estratégica", adianta a empresa. “O acordo-quadro deverá ser concretizado em parcerias comerciais específicas a definir e geradoras de valor para ambas as empresas”, adiantam os Correios. Em causa está a “optimização conjunta das redes de retalho, aproveitando a escala e capilaridade da Rede CTT”, revela a nota.

Outro eixo da parceria é o “desenvolvimento de negócios conjuntos na área do comércio electrónico e convergência físico-digital”. Segundo os Correios, as “parcerias comerciais específicas potenciarão ainda a geração de EBITDA adicional” de acordo com os respectivos planos de negócios.

Já o anúncio feito ao início da tarde pela Altice destaca a capacidade de gestão e know-how dos Correios “em várias áreas complementares do negócio da PT Portugal”. A empresa francesa (que detém a Cabovisão e a Oni) adianta que a Altice e os CTT vão trabalhar na identificação e desenvolvimento de áreas de cooperação, sendo uma delas “a distribuição de telecomunicações”.

Outros eixos de aproximação entre as duas empresas são os segmentos do e-commerce e serviços financeiros. A empresa francesa realça igualmente que em França, a sua subsidiária Numericable/SFR tem uma parceria com o operador francês de correios La Poste.

A parceria, condicionada ao sucesso da proposta de compra da PT Portugal (que concorre com a dos fundos Apax e Bain, em aliança com Pedro Queiroz Pereira), deverá gerar “valor significativo “para as duas empresas”, refere o comunicado da Altice. A proposta da Altice avalia a PT Portugal em 7025 milhões de euros e a dos fundos em 7075 milhões. Ambas condicionam o pagamento de 800 milhões de euros a resultados futuros da PT Portugal.

 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários