Fundos Apax e Bain negoceiam compra da PT com Queiroz Pereira

Proposta vinculativa pela operadora portuguesa deve ser entregue sexta-feira

Foto
Pedro Queiroz Pereira lidera a Semapa Miguel Silva/Arquivo

A Semapa, liderada por Pedro Queiroz Pereira, está em negociações com os fundos Apax Partners e Bain Capital para entrar na compra da PT Portugal, soube o PÚBLICO junto de fonte do mercado. Não foi possível no entanto apurar quem tomou a iniciativa e em que ponto estão as negociações.

O consórcio formado pela Apax Partners e pela Bain Capital comprometeu-se com a Oi a apresentar na próxima sexta-feira uma oferta vinculativa pela PT Portugal, mas não fechou a porta à entrada de parceiros no negócio. A oferta indicativa apresentada pelos fundos em meados deste mês avalia a PT em 7075 milhões de euros. Este valor já inclui a dívida e a proposta condiciona o pagamento de 800 milhões a objectivos futuros da operadora.

Pedro Queiroz Pereira domina, através da Semapa (da qual detém 55%, ao lado de outros investidores, como o BPI), a Secil e a Portucel, tendo saído dos negócios do GES em litígio com Ricardo Salgado. A entrada do empresário no negócio da PT Portugal garantiria aos fundos um parceiro português, e um importante aliado. Caso as negociações entre as partes sejam concluídas, Queiroz Pereira ficará com uma posição minoritária, até porque o processo tem vindo a ser conduzido pelos dois fundos.

A Apax e a Bain asseguraram recentemente o sindicato bancário para financiar a compra da PT Portugal. O grupo de bancos é liderado pelo Barclays e inclui ainda o Bank of America Merrill Lynch e a UBS. Na corrida está também a francesa Altice (dona da Cabovisão e da Oni), que avalia a PT em 7025 milhões de euros e contempla os mesmos pagamentos diferidos de 800 milhões. Segundo noticiou a revista brasileira Época, a Oi poderia decidir na próxima sexta-feira a venda da PT Portugal.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários