O trintão Antonio Di Natale chegou aos 200 golos na Série A

Aos 37 anos, o avançado italiano continua a ajudar a Udinese.

Foto
Di Natale, aqui num jogo contra o Sp. Braga Olivier Morin/AFP

Quando comemorou o seu 30.º aniversário, em Outubro de 2007, Antonio Di Natale tinha “apenas” 48 golos marcados no principal campeonato italiano. Ontem, o internacional italiano, de 37 anos, chegou aos 200, um número significativo.

Em média, o capitão da Udinese, clube que representa desde 2004, marca um golo a cada dois jogos na Série A. A conta é fácil de fazer, porque ontem foi o seu 400.º jogo na prova. O avançado colocou a sua equipa na frente do marcador antes do intervalo com um bom remate, mas o Chievo Verona conseguiu sair de Udine com um ponto, graças a um golo de Ivan Radovanovic a 15 minutos do fim.

O goleador que viveu os seus melhores anos já depois dos 30, chegou a anunciar a sua reforma na última época, mas depois mudou de ideias. Em 2014-15, já soma sete golos na Série A. Di Natale já anotou 182 golos na Série A pela Udinese, clube em que está a cumprir a 11.ª temporada e que ajudou a ter anos serenos. A equipa de Udine nunca ganhou o campeonato ou a Taça de Itália na sua história. Os outros 18 foram registados ao serviço do Empoli, em duas épocas. No curriculum constam também 49 golos distribuídos pelo segundo e terceiro escalão italianos no início da carreira.

“Quero agradecer a todos os colegas de equipa e treinadores que me ajudaram a atingir este número”, afirmou Di Natale, que não colocou de parte a hipótese de continuar a jogar para lá desta temporada.

O recorde de golos no principal campeonato transalpino pertence há muito a Silvio Piola, com 290 golos. O homem que se segue ao avançado campeão mundial pela Itália em 1938 ainda está em actividade: Francesco Totti regista 237 golos, todos pela Roma. Seguem-se o sueco Gunnar Nordahl (225), Giuseppe Meazza (216) e o italo-brasileiro José Altafini (216). Na sexta posição aparece Roberto Baggio (205), que poderá ser igualado em breve por Di Natale, o sétimo com mais golos.

O atacante, que nas oito épocas anteriores superou sempre a marca dos dez golos no campeonato, sagrou-se melhor marcador da Série A em 2009-10 (29) e 2010-11 (28). A sua capacidade para marcar e assistir os seus colegas também o levou à selecção italiana, pela qual fez 42 jogos (11 golos) e participou no Mundial 2010 e em dois Europeus (2008 e 2012).

Neste domingo, também foi dia de Milan-Inter, um derby que, na perspectiva da luta pelo título, perdeu algum significado em Itália nos últimos anos, por causa do momento menos positivo das duas equipas. A corrida pelo scudetto parace cada vez mais uma corrida a dois entre Juventus e Roma.

Ao fim de 12 jornadas, Milan e Inter parecem definitivamente arredados dessas contas. Para não destoar, atrasaram-se um ao outro com o empate a uma bola. Primeiro marcou o Milan, através do francês Jérémy Menez (23’). O Inter igualou aos 61’, por intermédio do nigeriano Joel Obi. O Milan está no 7.º lugar, a 13 pontos da líder e tricampeã Juve. O Inter está ainda pior: 9.º, a 14.

Em Espanha, o Valência visitou o rival da cidade, o Levante, e não conseguiu evitar somar a segunda derrota no campeonato. Como consequência do desaire por 2-1, desceu de 3.º para 4.º, por troca com o Atlético de Madrid, que tinha vencido na véspera. A equipa treinada por Nuno Espírito Santo continua com 24 pontos, a dois do campeão e a seis do comandante Real Madrid.

Sugerir correcção
Comentar