Banif amortizou totalidade do empréstimo obrigacionista do Estado

Banco continua a beneficiar de ajuda pública, no montante de 1100 milhões de euros.

Foto
Queixosos querem conhecer todas as comunicações sobre o Banif realizadas entre o Banco de Portugal e a Comissão Europeia Catarina Oliveira Alves

O Banif anunciou nesta quarta-feira o reembolso integral dos empréstimo obrigacionistas garantidos pelo Estado, que venciam em Dezembro.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição informa que o reembolso foi feito pelo Banif SA, num total de 500 milhões de euros, e pelo Banif-Banco de Investimento, S.A, nos restantes 95 milhões de euros.

Com estas amortizações, o Banif extingue os 1175 milhões de euros que estiveram na base dos empréstimos com garantia pública.

Para além dos empréstimos garantidos pelo Estado, o Banif foi apoiado financeiramente por capitais públicos, no montante de 1100 milhões de euros, que ainda não foram pagos. Na sequência deste empréstimo, o Estado ficou como accionista da instituição.

A amortização das obrigações do Banif foi feita no mesmo dia em que o Millennium BCP anunciou a recompra do remanescente da dívida que tinha sido emitida com garantia do Estado, que no total ascendeu a 6000 milhões.

Estas emissões, realizadas em 2011 e 2012, quando os bancos não conseguiam financiar-se normalmente no mercado por causa da crise da dívida e das implicações que teve para Portugal, tinham custos muito elevados para os bancos.

Sugerir correcção
Comentar