Pense antes de inundar o seu Facebook com fotos de férias, pode perder amigos

Estudo revela que um em dez dos inquiridos confirmou que partilhou imagens de férias na rede social.

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As selfies estão entre o tipo de fotografias preferido Paulo Pimenta

Em período de férias, muitos utilizadores vão partilhando fotografias dos momentos mais memoráveis no seu perfil no Facebook, mas, às vezes, essa partilha pode ser exagerada. Quem publica pode estar entusiasmado com a praia ou o destino paradisíaco onde está, mas quem acaba com o feed de notícias cheio de imagens das férias dos amigos pode tomar uma decisão drástica: bloquear a conta ou desamigar-se.

Segundo um estudo da CyberLink, empresa de software multimédia, realizado com dados recolhidos junto de perto de 2200 norte-americanos, 34% dos inquiridos admitiram que deixariam de seguir um amigo que publicasse demasiadas imagens de divertimento.

Com os smartphones e tablets a assumirem um papel cada vez maior no quotidiano dos seus utilizadores, tirar fotografias, fazer vídeos ou comentar momentos de lazer passou a ser um acto normal e viciante em muitos casos. O trabalho da CyberLink indica sobre este ponto que um em dez norte-americanos (90%) confirmou que partilhou imagens de férias no Facebook, 28% escolheram o Instagram e 18% o Twitter.

E porque é que os utilizadores do Facebook gostam de partilhar as suas imagens das férias? Pelo menos 64% dos inquiridos responderam que o fazem por gostarem de publicar imagens, 61% para informar a família e amigos sobre onde estão, 54% por gostarem de captar momentos de lazer, 18% para receberem “gosto” às suas publicações, 11% para que as suas vidas pareçam mais interessantes, 10% para mostrar as suas capacidades fotográficas e 8% para provocar inveja em quem os segue na rede social.

A maioria dos norte-americanos ouvidos para o estudo indicou que são imagens de paisagem, junto à piscina ou na praia que preferem partilhar, bem como de amigos e família ou quartos de hotel. No topo da lista das poses preferidas estão as selfies com óculos escuros.

Mas mesmo tirar e publicar uma fotografia requer algum trabalho para os utilizadores. À CyberLink, 68% admitiram que repetem a fotografia quando ficam insatisfeitos com a primeira que tiraram, 33% usam efeitos e filtros para melhorar a imagem, enquanto 26% reconhecem que editam a fotografia para esconder o corpo.

Quanto a quem recebe no seu feed de notícias as fotografias dos amigos, o estudo indica que 63% dos utilizadores fazem “gosto” por considerarem que os amigos ou familiares estão a partilhar um momento especial e 58% por estes estarem felizes. Já um em cada sete dos inquiridos faz “gosto” por esperar que o amigo faça o mesmo quando publicar uma foto.

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