Fundador da Alibaba torna-se o chinês mais rico

Fortuna ascende aos 25 mil milhões, graças a uma participação de 8,9% na empresa que fez a maior entrada em bolsa de sempre.

Foto
Jack Ma, no dia da estreia em bolsa Brendam McDermind

O fundador da Alibaba, a empresa de vendas online que na semana passada protagonizou a maior entrada em bolsa da história, tornou-se a pessoa mais rica da China, numa lista em que muitos dos lugares de topo são ocupados por empresários no sector das tecnologias de informação.

Jack Ma, um antigo professor de inglês que iniciou a Alibaba há 15 anos, surge agora no cimo da lista compilada pela revista Hurun Report, uma publicação dedicada ao mundo empresarial chinês e conhecida por publicar uma lista dos mais ricos daquele país.

De acordo com a revista, Ma tem uma fortuna de 25 mil milhões de dólares (cerca de 19 mil milhões de euros), assente sobretudo nos 8,9% de capital da Alibaba de que é dono. A empresa estreou-se na sexta-feira passada na Bolsa de Nova Iorque, com um preço inicial de 68 dólares por acção, o que a valorizava em 168 mil milhões de dólares. No entanto, a cotação disparou rapidamente. Nesta segunda-feira, as acções fecharam a valer 88 dólares.

No pódio dos mais ricos estão ainda Wang Jianlin, empresário na área do imobiliário, e Li Hejun, presidente de uma empresa de energia renovável. O resto da lista tem vários casos de empresários na área da tecnologia: Robin Li, criador do motor de busca Baidu, Pony Ma, presidente da Tencent, uma empresa de serviços e conteúdos online, e Lei Jun, fundador da fabricante de telemóveis Xiaomi.

Já de acordo com a Bloomberg, que monitoriza diariamente os maiores multimilionários do mundo, Jack Ma surge em 24.º lugar, numa lista encabeçada por Bill Gates. 

Sugerir correcção
Comentar