Tesco revela manipulação interna dos resultados do primeiro semestre

O grupo retalhista britânico reconhece que uma estimativa divulgadas no final de Agosto acrescentava 250 milhões de libras ao lucro real.

Foto
Acções da Tesco penalizadas em bolsa

O grupo britânico de distribuição Tesco reviu em baixa a sua estimativa de lucros para o primeiro semestre do ano, após ter descoberto uma manipulação de resultados que acrescentava 250 milhões de libras ao valor final. Quatro funcionários alegadamente envolvidos no esquema foram suspensos de funções.

O anúncio da manipulação, basicamente feito através da antecipação de receitas e de adiamentos na contabilização de custos, fez com que o valor das acções do grupo caísse cerca de 12%, na manhã desta segunda-feira.

De acordo com a nova estimativa, os lucros do grupo retalhista deverão ser de 850 milhões de libras nos primeiros seis meses do ano, abaixo dos 1100 milhões de euros apontados no final de Agosto. O resultado ficará, assim, na metade do que fora conseguido no período homólogo de 2013.

O presidente executivo da Tesco, Dave Lewis, que confirmou esta segunda-feira a manipulação dos resultados, revelou que ele foi denunciada por um empregado ao gabinete jurídico da companhia. “Descobrimos um caso grave e actuamos em conformidade. A administração, os meus colegas, os nossos clientes e eu próprio esperamos que a Tesco actue de forma íntegra e com transparência e tomaremos todas as acções necessárias logo que a investigação ao que se passou esta concluída”, referiu o responsável.

Os nomes e os cargos dos funcionários afastados não foram divulgados, mas as cadeias de televisão BBC e Sky News avançam que um dos quadros suspensos é Chris Bush, o responsável máximo pelo negócio no Reino Unido.

ATesco tem uma capitalização bolsista de cerca de 18 mil milhões de libras e envolve na operação cerca de 500 mil trabalhadores. Nos últimos anos, o grupo tem vindo a perder quota de mercado porque não tem conseguido responder à guerra de preços lançada por alguns dos seus competidores mais directos.

Sugerir correcção
Comentar