Fed reduz estímulos e promete juros baixos durante um período tempo considerável

Reserva federal norte-americana prepara a saída definitiva do programa de injecção de liquidez.

Foto
Janet Yellen acredita numa recuperação na criação de emprego Alex Wong/AFP

A Reserva Federal (Fed) dos EUA divulgou nesta quarta-feira a intenção de manter a sua taxa de juro de referência, que está próxima de zero por cento, durante "um tempo considerável" depois de acabar o programa de estímulos financeiros.

Esta informação foi divulgada depois da reunião do seu comité de política monetária (FOMC, na sigla em Inglês).

O banco central dos EUA continuou a reduzir o seu programa de compras de activos financeiros, em mais dez mil milhões de dólares (7,7 mil milhões de euros), para os 15 mil milhões de dólares.

No fim da sua reunião de dois dias, o FOMC insistiu na expressão "tempo considerável" para se referir ao período temporal em que vai manter a principal taxa de juro de referência no seu nível actual, que está próximo de zero.

Com este novo corte no seu programa de estímulos, a Fed prepara a saída definitiva do programa de injecção de liquidez para a próxima reunião da Reserva Federal, prevista para finais de Outubro.

Os analistas aguardavam a referência a qualquer sinal de uma subida da principal taxa de juro de referência, que se encontra entre 0% e 0,25% desde 2008, antes de meados de 2015.

O banco central norte-americano optou por não dar qualquer sinal, insistindo que "será apropriado manter o intervalo de taxas de juro de referência por um período de tempo considerável, depois de concluído o programa" de estímulos.

Sugerir correcção
Comentar