Morreu o presidente do El Corte Inglés, Isidoro Álvarez

Gestor desaparece aos 79 anos após ter sido hospitalizado devido a uma insuficiência respiratória.

Foto
Isidoro Álvarez começou a trabalhar com 18 anos no El Corte Inglés AFP/PIERRE-PHILIPPE MARCOU

Isidoro Álvarez, o presidente da cadeia espanhola El Corte Inglés, morreu neste domingo aos 79 anos, em Madrid, após ter sido hospitalizado devido a uma insuficiência respiratória.

Álvarez, que presidia igualmente à Fundação Ramón Areces, morreu ao início da tarde no Hospital Puerta de Hierro, em Madrid.

Nascido em Borondes, nas Astúrias, em 1935, esteve toda a sua vida ligado à empresa fundada pelo tio, Ramón Areces. Em 1959, com 24 anos, foi nomeado conselheiro da sociedade, e desde 1966 é conselheiro director-geral, de acordo com nota informativa no site da empresa.

Após a morte de Ramón Areces, foi nomeado pelo conselho de administração como presidente do El Corte Inglés, a 2 de agosto de 1989.

Na mesma nota lê-se que Isidoro Álvarez foi nomeado, em 1989, Executivo do Ano pela revista Mercado. Na ocasião, afirmou: "O único segredo do El Corte Inglés para aceder à situação de liderança que hoje ostenta está no trabalho em equipa, na vontade de superação das pessoas, que são, afinal, o activo mais importante das empresas. Esta foi sempre a filosofia de Ramón Areces, filosofia que partilhei durante toda a minha vida".

Actualmente, o seu braço-direito era o sobrinho Dimas Gimeno. Em Julho, o empresário Manuel Pizarro foi contratado para adjunto da presidência, um novo cargo, através do qual se pretendia reforçar a equipa financeira.

De acordo com o jornal El Mundo, o grupo El Corte Inglés encerrou 2013 com lucros de 174,3 milhões de euros, mais 6,2% do que no ano anterior.

Sugerir correcção
Comentar