Samsung e Apple marcam novos lançamentos com relógios inteligentes

Próximas apostas passam pelo segmento de wearables.

Foto
A Motorola foi a primeira a apostar nos ecrãs circulares ELIJAH NOUVELAGE/REUTERS

Os próximos lançamentos tanto da Samsung como da Apple passam pela aposta nos chamados relógios inteligentes. No caso da multinacional sul coreana, a grande novidade está no facto de o relógio ser capaz de fazer e de receber chamadas sem ter qualquer telemóvel por perto. A tentativa é a de encontrar um produto que volte a impulsionar as vendas.

A maior fabricante de smartphones do mundo, escreve a Reuters, pretende com o relógio “Gear S”, que faz chamadas, apostar no chamado segmento de wearables para contrariar o abrandamento das receitas do segmento de telemóveis, que no segundo trimestre ficaram abaixo do esperado.

Em relação ao modelo anterior, o relógio apresenta um ecrã maior e redondo, com a possibilidade de estabelecer ligações a redes sem fios, GPS integrado e aplicações destinadas à prática de exercício físico. O relógio funciona com o novo sistema operativo desenvolvido em parceria com a Intel, o Tizen, e deverá chegar às lojas em Outubro.

Porém, a concorrente norte-americana Apple também tem a sua estratégia focada em acessórios semelhantes e, no início de Setembro, deverá lançar um relógio inteligente, adianta o The Telegraph, escrevendo que o equipamento deverá ter funcionalidades que permitem controlar, por exemplo, as luzes ou o portão da garagem de casa.

A apresentação do novo produto deverá acontecer no dia 9 de Setembro, ao mesmo tempo que será dado a conhecer o iPhone 6 num encontro com jornalistas. O relógio deverá, ainda, aproveitar as funcionalidades das aplicações da Apple para a prática desportiva, permitindo sincronizar dados como a frequência cardíaca do utilizador.

Também a LG Electronics, por seu lado, anunciou nesta quinta-feira que está a produzir um relógio inteligente, o “G Watch R”, que se caracteriza por um ecrã circular de OLED, aço inoxidável e correia de couro. A marca não divulgou os mercados em que será lançado, dizendo apenas que deverá estar disponível no último trimestre do ano. A primeira marca a apostar nos mostradores curvos foi a Motorola.

Sugerir correcção
Comentar