Maioria dos clientes de banda larga opta por pacotes de telecomunicações

Vodafone mantém-se como prestador de Internet fixa que mais cresce em termos de assinantes, diz Anacom.

Foto
No final de Junho existiam 2,7 milhões de acessos fixos à Internet, diz Anacom Mal Langsdon/Reuters

No final de Junho, “cerca de 9 em cada 10 clientes do serviço de acesso à Internet em banda larga fixa tinham adquirido o serviço no âmbito de um pacote de serviços”, os chamados pacotes convergentes de telecomunicações, revelou nesta quarta-feira a entidade reguladora do sector, Anacom.

Segundo os cálculos da Anacom, no final do segundo trimestre existiam em Portugal cerca de 2,7 milhões de acessos fixos à Internet (mais 2% do que no trimestre anterior e 8,6% acima do registado no período homólogo). A penetração do serviço de acesso à Internet situava-se em 25,7 por cada 100 habitantes, no caso dos acessos fixos, e em 37,5 por 100 habitantes, no caso dos acessos móveis com utilização efectiva. A penetração do serviço de banda larga fixa (clientes residenciais) era de 55,9 por 100 famílias clássicas e de 37,8 por 100 alojamentos familiares clássicos.

A ADSL continua a ser a principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa e é utlizada por 40,4% dos clientes do serviço. Seguem-se o modem cabo (37,1%) e a Internet sobre fibra óptica (19,9%). O maior contributo para o crescimento do número de acessos foi dado pela fibra óptica, que cresceu 7,1% neste período e 30,3% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, precisou a Anacom.

Vodafone mantém crescimento
A Anacom revelou ainda que a quota de acessos fixos do grupo PT se situou nos 49,8%, cerca de 0,3 pontos percentuais abaixo do registado no trimestre anterior. Já a NOS tinha 34,9% dos acessos (menos cerca de 0,6 pontos percentuais face aos três meses anteriores). A Vodafone destacou-se pelo quinto trimestre consecutivo como o prestador que, em termos líquidos, maior número de assinantes conseguiu captar, atingido um quota de 8,9% no final do trimestre, indicou o regulador.

Na banda larga móvel, o número de utilizadores que efectivamente utilizaram o serviço subiu 0,2% no trimestre para 3,9 milhões, uma evolução “impulsionada, sobretudo, pelo aumento do número de utilizadores de smartphones”. Neste serviço cabe ao MEO (PT) uma quota de 48,2%, seguindo-se a Vodafone e a NOS com 28,7 e 22,9%, respectivamente.

Quanto às velocidades contratadas, a Anacom revelou que cerca de 80% dos utilizadores usavam no final do ano passado acessos acima dos 20 Mbps - cerca de 48,5% dos clientes dispunham de acessos acima dos 30 Mbps e 22,6% tinham contratado acessos superiores a 100 Mbps. Aproximadamente 11,1% utilizavam velocidades entre os 2 e os 10 Mbps.

Sugerir correcção
Comentar