Chineses da Fosun querem comprar braço segurador norte-americano da Swiss Re

Vencedor da privatização da Caixa Seguros demonstra interesse em expandir o negócio segurador da Fosun nos EUA.

Foto
Guo Guangchang, presidente da Fosun (à direita na foto), na assinatura do contrato de compra da Caixa Seguros, em Fevereiro, em Lisboa Daniel Rocha

As sociedade de capital de risco chinesa Fosun International, que comprou à Caixa Geral de Depósitos (CGD) a Caixa Seguros, quer adquirir a unidade seguradora da Swiss Re nos Estados Unidos, estando em conversações com o grupo de seguros suíço, avança a Bloomberg.

De acordo com esta agência de informação financeira, que cita fontes envolvidas nas negociações, o negócio ainda não foi fechado e há mais investidores interessados. Em cima da mesa está a aquisição da Aurora National Life Assurance, que a Swiss Re tem em carteira para alienar, tendo contratado o banco Barclays para assessorar a venda.

A Fosun, de Xangai e com ligação à praça financeira de Hong Kong, tem no sector segurador um dos principais eixos de negócio, através de participações em várias empresas. É o caso do negócio segurador comprado à CGD – Fidelidade, Multicare e Cares – que passou a controlar em 80% do capital no início deste ano, com a venda directa da Caixa Seguros.

Se a compra da Aurora National Life Assurance ainda está em aberto, o fundo de investimento chinês, que tem como chairman Guo Guangchang, deu já como concretizada esta semana a compra de 20% da seguradora Ironshore (presente nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Singapura, entre outros países). O negócio foi fechado por 463,83 milhões de dólares (cerca de 346 milhões de euros).

Pelo braço segurador norte-americano da Swiss Re, a Fosun estará a oferecer entre 400 milhões a 500 milhões de dólares (298,8 milhões a 373,6 milhões de euros), diz a Bloomberg.

No caso português, a compra de 80% do capital da Caixa Seguros ao banco público deu ao Estado cerca de 1650 milhões de euros, um investimento que a Fosun diz querer manter sob seu controlo no longo prazo.

A atravessar um processo de reestruturação das operações, uma das estratégias da Swiss Re passa pela venda de activos, daí a possível alienação da Aurora National Life Assurance.

O fundo chinês, classificado em 751.º lugar na lista das 2000 maiores empresas do mundo pela revista Forbes, emprega 36 mil trabalhadores, está presente na indústria do ferro e do aço, mas é no sector segurador que quer agora centrar o seu negócio, como reforçava ainda na segunda-feira o chairman do grupo, Guo Guangchang. O interesse pelos investimentos nos Estados Unidos vem reforçar a estratégia de “combinar o momento de crescimento da China com os recursos globais”, o seu lema que a empresa traçou para a sua estratégia de expansão no exterior.

Sugerir correcção
Comentar