Governo adia lançamento das concessões de transportes no Porto

Concurso só deverá ser lançado daqui a alguns dias, fora do prazo que tinha sido estabelecido.

Foto
Transdev e Alsa apresentaram as melhores propostas à subconcessão do Metro do Porto e da STCP. Fernando Veludo

O Governo vai adiar por mais alguns dias o lançamento das concessões a privados dos transportes públicos do Porto. A decisão foi tomada depois de uma reunião do executivo com o Conselho Metropolitano do Porto.

Não se sabe ainda para que data será adiada a operação, que o Governo tinha prometido que avançaria em Julho, depois de ter sido apresentada à troika em Novembro de 2011.

À saída da reunião, o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, que tinha pedido o adiamento das concessões, afirmou à Lusa que ficou decidida a “suspensão da reunião do conselho de administração da Metro do Porto”, prevista para esta sexta-feira à tarde e na qual as peças dos concursos iriam ser aprovados.

Hermínio Loureiro acrescentou que o adiamento foi decidido na sequência de “sugestões construtivas” que o Conselho Metropolitano deixou à tutela.

O Governo chegou a ter agendada a assinatura do contrato-programa de serviço público, que definiria as obrigações dos futuros concessionários, para quinta-feira à tarde. A este passo seguir-se-ia a aprovação do concurso pelo conselho de administração.

No entanto, a reunião com o Conselho Metropolitano, inicialmente agendada para esse dia, foi adiada para esta sexta-feira.

Quando aprovou o lançamento dos concursos em Conselho de Ministros, a 17 de Julho, o Governo comprometeu-se a avançar com a operação ainda nesse mês, depois de sucessivos adiamentos.

Sugerir correcção
Comentar