Benfica volta às vitórias mas não evita alguns sustos

"Encarnados" derrotam Sion por 2-0, com golos de Jara e João Teixeira. Nesta quinta-feira, o Athletic Bilbau é o adversário que se segue.

Foto
Bebé não marcou, mas esteve na jogada do segundo golo PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

O Benfica versão 2014-15 continua a ser um enorme ponto de interrogação, mas, pelo menos, voltou a vencer. Depois de três derrotas nos primeiro quatro jogos da pré-época, os “encarnados” triunfaram nesta quarta-feira frente ao Sion por 2-0, no Estádio Municipal de Yverdon-les-Bains, na Suíça.

Os golos de Franco Jara e João Teixeira deram a segunda vitória à formação orientada por Jorge Jesus, que mostrou alguma dinâmica ofensiva, em especial na segunda parte, mas continuou a mostrar pouca consistência na defesa. O que os centrais deixaram passar (e foi bastante) só não resultou em golo porque Artur esteve intransponível e porque este Sion é um adversário bastante menos exigente do que aqueles que o Benfica já defrontou nesta fase.

A defesa continua a ser, de facto, o sector com maiores carências. Maxi e Eliseu ainda não estarão na melhor forma, mas, em princípio, as laterais serão deles. Já César e Sidnei só jogam porque não há mais opções para o eixo da defesa (todos os outros estão lesionados) e são uma dupla impensável para uma equipa que, na última época, mostrou enorme segurança defensiva — foi por ali que os suíços passaram muitas vezes. Mas a defesa do Sion, actual quinto classificado da liga suíça (foram disputadas três jornadas), também se mostrou muito permeável e disso se aproveitou o Benfica para marcar. Aos 15’, Jara respondeu da melhor forma a um passe de Gaitán, aproveitou a passividade da defesa adversária e fez o 1-0.

Artur foi segurando as pontas com boas defesas a remates de Karlen e Yartey, respectivamente aos 20’ e aos 23’, e o Benfica só voltou a criar algum perigo na primeira parte com um remate de Talisca aos 42’. Na segunda parte, Jesus fez sete alterações e o Benfica melhorou, exercendo maior domínio do jogo e criando mais oportunidades. Aos 50’, Bebé inicia a jogada e faz o passe para Derley, que vai à linha e faz o cruzamento para João Teixeira, com o jovem médio da formação benfiquista a fazer o 2-0 à segunda tentativa, depois de um primeiro remate ter sido defendido pelo guardião do Sion.

O resultado até podia ter sido mais volumoso. Aos 58’, Bebé fez um bom cruzamento que Derley não conseguiu aproveitar. Nélson Oliveira e João Teixeira também estiveram perto dos golos aos 62’ e 63’, mas o guardião suíço esteve em bom plano e evitou uma derrota mais volumosa da sua equipa.

O Benfica volta a jogar nesta quinta-feira, desta vez com o Athletic Bilbau, às 18h30, em Friburgo. Depois, seguem-se os dois jogos da Emirates Cup, a 2 e 3 de Agosto com Arsenal e Valência, estando o primeiro jogo competitivo da época agendado para 10 de Agosto, com o Rio Ave, a contar para a Supertaça.

O Benfica alinhou de início com

: Artur, Maxi Pereira, César, Sidnei, Eliseu, Talisca, Ruben Amorim, Salvio, Gaitán, Lima e Jara.

Jogaram ainda

: Paulo Lopes, Nélson Oliveira, Derley, Ola John, Bebé, João Teixeira, André Almeida, Benito, João Cancelo, Lindelof e Luís Felipe.

Sugerir correcção
Comentar