Benfica e Emirates assinam parceria comercial

Companhia aérea vai patrocinar equipas dos escalões de formação dos “encarnados”.

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Marco Bertorello / AFP

O Benfica assinou esta segunda-feira um contrato publicitário com a companhia aérea Emirates, do Dubai, que terá a validade de três anos, e que prevê o patrocínio dos equipamentos das equipas da formação do clube “encarnado”.

À entrada do camarote presidencial no Estádio da Luz já se encontravam as hospedeiras da Emirates, vestidas a rigor, antecipando o nome do novo patrocinador do Benfica, incógnito até esta segunda-feira. O acordo prevê o patrocínio nas camisolas de todas as equipas da formação dos “encarnados” e a visibilidade permanente no Estádio da Luz e nas plataformas de comunicação associadas ao Benfica.

Na apresentação da parceria, o administrador executivo da SAD, Domingos Soares Oliveira, não quis revelar qual será o retorno do investimento da Emirates. Porém, apesar de o patrocínio se cingir às equipas de formação, o responsável dos “encarnados” admitiu que o montante possa ser utilizado noutras áreas. “Não há correlação directa entre o investimento da Emirates e a alocação desta verba no futebol de formação”, disse Domingos Soares Oliveira, deixando em aberto a possibilidade de o investimento poder vir a ser utilizado no reforço da equipa principal.

Até ao momento, o Benfica investiu cerca de 14 milhões de euros em novos jogadores, como Talisca, Eliseu ou Bebé. Por outro lado, sucedem-se as vendas de activos que foram importantes durante os sucessos da última época. Às saídas de Rodrigo, Garay, Oblak, Markovic e André Gomes, podem ainda juntar-se os argentinos Nico Gaitán e Enzo Pérez.

Durante a apresentação do novo parceiro comercial, Domingos Oliveira não quis falar de transferências, preferindo sublinhar “o princípio de uma longa duração que certamente irá ultrapassar o acordo temporal” de três anos estabelecido com a companhia aérea do Dubai.

Para a Emirates, o negócio está inserido na “estratégia de aquisição de direitos publicitários” no mundo do futebol, como explicou o vice-presidente para as Operações Comerciais, Hubert Frach. Nos últimos anos, a companhia aérea estabeleceu contratos com clubes como o Paris Saint-Germain, o Real Madrid ou o Arsenal. A marca é ainda parceira da FIFA e gozou de uma presença forte na final do Campeonato do Mundo 2014, no Brasil.

Ao PÚBLICO, Hubert Frach falou do crescimento da popularidade do futebol no Golfo Pérsico, mas garantiu que a Emirates ainda não tem uma estratégia preparada para o Mundial 2022, que será disputado no Qatar e que tem sido ensombrado pela corrupção e pelas denúncias de más condições laborais.

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