Contas da General Motors sentem o impacto das recolhas de automóveis

Empresa pôs de lado 400 milhões de dólares para indemnizar vítimas mortais.

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As reparações custaram 1200 milhões de dólares John Gress/Reuters

A General Motors levou a cabo 60 operações de recolha de automóveis este ano. Só esta semana, chamou à oficina mais 718 mil veículos por vários problemas de segurança. Os custos das reparações levaram a uma queda abrupta dos lucros, revelou a empresa na apresentação de resultados.

A multinacional americana comunicou que, no trimestre passado, o lucro foi de 190 milhões de dólares, um recuo de 85% face ao mesmo período de 2013. As reparações dos veículos defeituosos custaram à multinacional 1200 milhões de dólares (grande parte dos quais nas operações na América do Norte) e foram a principal causa do desempenho financeiro. As receitas subiram ligeiramente, para 36,9 mil milhões de dólares.

O caso mais problemático para a empresa foi o da recolha milhões de carros devido a um defeito que provocou vítimas mortais. Em causa estava uma peça do sistema de ignição de alguns modelos que, em situações de turbulência, podia fazer com que o motor se desligasse. Isto, por sua vez, levava a que sistemas fundamentais, como o dos airbags, da direcção e dos travões, deixassem de funcionar apropriadamente. Pelo menos 13 pessoas morreram em acidentes relacionados com esta falha.

A General Motors já tinha anunciado a criação de um fundo para compensar as vítimas. Agora, revelou que o montante será, pelo menos, de 400 milhões de dólares, um valor que poderá vir a crescer, dependendo das queixas que forem apresentadas.

Nesta quarta-feira, a empresa tinha anunciado uma nova recolha de 718 mil automóveis nos EUA, por problemas relacionados com o sistema de ajuste dos bancos, com as luzes de mudança de direcção e com a direcção assistida. Esta última falha, disse a GM, já provocou um acidente, mas sem vítimas ou feridos.

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