Nokia suspende vendas de tablet por risco de choque no carregador

Segundo a fabricante, não foi registado qualquer acidente.

Foto
O ex-CEO Stephen Elop na apresentação do Lumia 2520 KARIM SAHIB/AFP

A Nokia suspendeu em vários países europeus a venda do seu único tablet, o Lumia 2520, devido um defeito de fabrico no carregador, que pode causar choques eléctricos.

A falha leva a que a protecção de plástico do carregador possa soltar-se, expondo os componentes internos. Se o utilizador tocar em alguns destes componentes enquanto o carregador está ligado a uma tomada, há um risco de choque.

Num comunicado emitido nesta quinta-feira, a empresa avisa que o problema afecta os carregadores vendidos com o tablet na Áustria, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Rússia, Suíça e Reino Unido, bem como um modelo de carregador de viagem (vendido à parte) que está também disponível nos EUA. Ao todo, o aviso da Nokia abrange 30 mil aparelhos.

Segundo a fabricante, o problema foi encontrado durante um processo interno de avaliação de qualidade e não foi registado qualquer acidente. A empresa não especificou que medidas serão tomadas, para além da suspensão das vendas. Também não foi indicada uma data para que a comercialização seja retomada.

O Lumia 2520 foi lançado em Novembro, com a mesma marca da família de smartphones da Nokia. Está equipado com o sistema operativo Windows RT, que é a versão do Windows concebida especificamente para tablets e que tem sido um fracasso de vendas. Tem um ecrã de dez polegadas, câmaras frontal e traseira e, tal como os telemóveis da marca, é vendido em várias cores. Tem também um teclado que serve de capa, semelhante ao que a Microsoft criou para os seus tablet Surface.

Sugerir correcção
Comentar