BCP passa a ser maior accionista da Inapa

Banco detém agora 32,9% da empresa, ultrapassando a participação do Estado.

Foto
BCP superou participação do Estado que, através da Parpública, detém 32,7% da Inapa Paulo Pimenta

A Inapa anunciou nesta quarta-feira em comunicado que passou a ter como maior accionista o BCP, com uma participação de 32,9%, ultrapassando a posição da Parpública, holding que gere as participações do Estado em empresas.

Este reforço, que fez com que o banco passasse de uma participação de 18% para deter quase um terço da Inapa, está relacionado com o facto de não ter sido aprovada, em assembleia geral realizada a 10 de Abril, a distribuição de dividendos das acções preferenciais relativa aos anos de 2012 e de 2013.

Há três anos, na sequência de um aumento de capital, o BCP tinha subscrito 120 milhões acções preferenciais da Inapa, que só confeririam direitos de voto caso não fossem distribuídos dividendos em 2012 e 2013.

A participação do BCP está, assim, dividida em dois lotes: um primeiro de 86,2 milhões de acções, directamente detido pelo banco e com direitos de voto representativos de 19,1% do capital; e um segundo, através do seu fundo de pensões, de 62,3 milhões de acções de voto representativas de 13,8% do capital.

A posição do Estrado, via Parpública, é de 32,7%. São ainda accionistas da Inapa a Nova Expressão, com 6%, e Tiago Salgado, com uma participação inferior a 2%.

Sugerir correcção
Comentar