Semapa conclui com sucesso emissão de 150 milhões de euros

Procura superou os 300 milhões de euros.

Foto
Semapa é liderada por Pedro Queiroz Pereira Miguel Manso

Os resultados da operação de emissão de obrigações destinada a pequenos investidores, feita pela Semapa, foram divulgados nesta quarta-feira, com a subscrição total dos 150 milhões de euros oferecidos, tendo a procura superado os 300 milhões de euros.

"A procura excedeu por completo as nossas expectativas", admitiu José Miguel Paredes, administrador financeiro da Semapa, no decorrer da sessão especial realizada na Euronext Lisboa.

Inicialmente, a Semapa tinha fixado o tecto da emissão nos 100 milhões de euros, uma quantidade que foi ultrapassada logo no primeiro dia da operação (7 de Abril).

A 10 de Abril, a Semapa, liderada por Pedro Queiroz Pereira, decidiu aumentar o montante em causa para os 150 milhões de euros, tendo a procura final válida alcançado os 309,2 milhões de euros, mais do dobro da oferta disponível.

O rácio da procura face à oferta foi de 206,13% e participaram na operação 7.169 investidores de retalho, 97% dos quais residentes em Portugal.

A operação foi organizada, montada e colocada pelo Banco BPI, e os fundos captados destinam-se à utilização na actividade da Semapa e ao refinanciamento de dívida existente.

José Miguel Paredes aproveitou a cerimónia realizada na sede da bolsa portuguesa para agradecer a "confiança" dos investidores na empresa, garantindo que a equipa de gestão da Semapa vai "continuar a trabalhar para merecer a confiança" dos seus accionistas e obrigacionistas.

Já o anfitrião Luís Laginha de Sousa, presidente da Euronext Lisboa, realçou que os pequenos investidores domésticos voltaram a dar uma prova de confiança nas empresas portuguesas, tal como o fizeram durante emissões de dívida semelhantes feitas por empresas no pico da crise, quando o acesso ao financiamento era escasso."Os pequenos investidores domésticos acreditaram nas empresas portuguesas, quando os investidores estrangeiros não acreditavam", sublinhou.

Laginha de Sousa exprimiu a sua "satisfação" por ter sido concluída com sucesso uma nova operação de oferta pública para retalho, nove meses depois da última operação do género. "Estas emissões podem ser mais usadas pelas empresas portuguesas", salientou. 

Nesta operação específica, a Semapa oferece aos investidores uma taxa anual de 3,25%, a que se soma a taxa Euribor a seis meses (que negoceia acima dos 0,4%). A data de vencimento destas obrigações está fixada em 17 de Abril de 2019, isto é, a maturidade é de cinco anos.

Sugerir correcção
Comentar