Bolsas afundam e preço do petróleo sobe

Foto
A bolsa de Nova Iorque também caiu Brendan McDermid/Reuters

As bolsas europeias e americana fecharam o dia em queda e o preço do petróleo está em alta, por causa da iminente intervenção militar na Síria.

Em Wall Street, o índice Dow Jones caiu 1,14% e o Nasdaq afundou 2,16%, reforçando a tendência já verificada nas praças europeias.

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, encerrou a sessão desta terça-feira a cair 1,93% para 5.861,80 pontos, num dia de fortes quedas nos principais mercados accionistas europeus.

Entre os 20 títulos que compõem o PSI20, 18 desvalorizaram e apenas dois fecharam o dia em terreno positivo.

No resto da Europa, as perdas variaram entre os 0,79% de Londres e os 2,96% de Madrid, num dia em que se registaram as maiores quedas das últimas nove semanas nas praças europeias.

A escalada da tensão na Síria é a razão apontada pelos especialistas consultados pela agência Bloomberg para justificar o dia negro nas bolsas europeias, com os investidores a perderem o apetite pelo risco e a apostarem noutros activos, em detrimento das acções.

A possibilidade crescente de um ataque dos Estados Unidos da América contra a Síria fez também disparar o preço do barril de crude Brent, para entrega em Outubro, em 3,2%, fechando a sessão nos 114,28 dólares.

Segundo dados do mercado, desde Fevereiro que não se verificavam estes preços.

O petróleo do mar do Norte, de referência na Europa, acabou o dia no International Exchange Futures 3,55 dólares acima do valor de segunda-feira, quando fechou a 110,73 dólares.

O preço do petróleo Brent oscilou entre um máximo de 114,42 dólares e um mínimo de 110,73 dólares.

Sugerir correcção
Comentar