Outra final para o ainda campeão europeu

Chelsea voltou a derrotar o Basileia (3-1) e vai jogar a final da Liga Europa com o Benfica.

Foto
David Luiz marcou o terceiro golo do Chelsea Ben Stansall/AFP

O Chelsea já disputou duas finais da extinta Taça das Taças e depois duas da Liga dos Campeões, mas agora vai estrear-se no jogo do título da Liga Europa. Será também a primeira final dos blues contra uma equipa portuguesa. No dia 25, o clube de Londres vai perder o seu reinado de campeão europeu, mas colocou-se em posição de vencer outra prova da UEFA, depois de voltar a derrotar o Basileia, desta vez em casa e por 3-1. Mas terá de ultrapassar o Benfica para o conseguir.

Victor Moses e o ex-benfiquista David Luiz, autores dos golos do triunfo na Suíça na primeira mão (1-2 ), voltaram a facturar, já depois de Fernando Torres ter anulado a vantagem do Basileia, que tinha inaugurado o marcador através do egípcio Mohamed Salah no final da primeira metade.

Apesar do resultado agregado favorável de 5-2 na meia-final, a eliminatória chegou a estar lançada durante uma parte do jogo em Stamford Bridge, em Londres. O campeão suíço entrou melhor no encontro e logo aos 51 segundos o capitão Marco Streller ficou em posição de colocar os visitantes na frente, mas chutou precipitadamente quando poderia preparar melhor o remate.

As equipas dividiram as oportunidades no primeiro tempo, embora o único lucro tenha sido do Basileia. Aos 9’, Torres assistiu Frank Lampard, mas o internacional inglês acertou no poste da baliza defendida por Yann Sommer. Depois foi o próprio espanhol que, depois de uma combinação com o belga Eden Hazard, rematou para uma boa intervenção do guarda-redes suíço. Entretanto, Streller, na sequência de um cruzamento de Markus Steinhöfer, disparou forte de primeira, com a bola a sair um pouco ao lado. E aos 30, na área visitante, foi Ramires, outro jogador que vai reencontrar o Benfica, quem desperdiçou um lance que começou com um toque de calcanhar soberbo de Hazard.

Depois o perigo surgiu junto à baliza de Petr Cech, que aos 39’ teve de se aplicar perante Salah. O egípcio, contudo, não falhou na próxima oportunidade: servido por Valentin Stocker, atirou a contar nos descontos (45+1’).

O Basileia tinha de marcar pelo menos mais uma vez, mas a formação de Rafa Benítez, que já disputou (e ganhou) uma final da Taça UEFA em 2003-04 ao serviço do Valência, valeu-se de uma entrada forte após o intervalo para evitar surpresas. Torres, aos 50’ e numa recarga depois de um remate de Lampard, marcou pela sétima vez nos últimos seis jogos europeus. Dois minutos depois, foi Moses que aproveitou um primeiro remate de Torres para bater Sommer. E não muito depois (57’) surgiu a melhor finalização da noite: David Luiz rematou de fora da área com o pé esquerdo e fez um grande golo.

O Chelsea tornou-se o primeiro campeão europeu em título a apurar-se para a final da Liga Europa.

Sugerir correcção
Comentar