Freguesias esperam mais diálogo

O vice-presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre) Paulo Quaresma afirmou nesta quinta-feira a esperança de que o novo ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, tenha "mais sensibilidade de diálogo" e possa "inverter algumas medidas".

À semelhança do que já havia dito à agência Lusa aquando da notícia de demissão do anterior ministro e responsável pelas autarquias Miguel Relvas, o representante da Anafre reiterou esperar que o novo governante tenha "outra visão do que deve ser o poder local".

"A esperança é a ultima a morrer e vamos tentar sensibilizar o novo ministro para que tenha outra visão daquilo que deve ser o poder local e as freguesias e que seja mais fácil o diálogo com este novo governante, na tentativa também de inverter algumas medidas em que o ministro Miguel Relvas foi protagonista", sustentou.

Segundo Paulo Quaresma, a Anafre vai aguardar uma primeira conversa com Miguel Poiares Maduro e mostrar-lhe, de imediato, que "a lei da extinção de freguesias não é um processo encerrado".

Além disso, acrescentou, as freguesias vão questionar "seriamente" o novo ministro sobre a Lei das Finanças Locais e a atribuição de competências as freguesias.

De acordo com fonte do gabinete do primeiro-ministro, o professor universitário de direito Miguel Poiares Maduro, para ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, e Luís Marques Guedes, para ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares, foram os nomes propostos por Pedro Passos Coelho ao Presidente da República, e aceites por Cavaco Silva, na sequência da demissão de Miguel Relvas, há uma semana.

Miguel Poiares Maduro terá a seu cargo a seu cargo a tutela da Comunicação Social, do Desenvolvimento Regional e das Autarquias Locais, enquanto Luís Marques Guedes terá a tutela da Presidência do Conselho de Ministros, dos Assuntos Parlamentares e da Juventude e do Desporto, adiantou a mesma fonte.

Sugerir correcção
Comentar