CDU exige "empenho" de Rui Rio na manutenção da Feira do Livro do Porto

Não há sinais de acordo entre a APEL e o município para a realização da feira este ano.

Foto

A CDU exige que Rui Rio se esforce para conseguir um acordo com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), para evitar que este ano não se realize a tradicional Feira do Livro do Porto.

O vereador da CDU, Pedro Carvalho, aproveitou a reunião do executivo da passada terça-feira para questionar o presidente da câmara sobre a realização da Feira do Livro. "Fiquei sem resposta, o silêncio é total", disse, na altura aos jornalistas. Esta sexta-feira, os comunistas emitiram um comunicado em que exigem "empenho e sentido de responsabilidade a Rui Rio" nesta matéria

O impasse envolvendo a Feira do Livro foi revelado no final de 2012 pela APEL, que organiza o certame. O fim do protocolo de cooperação, que existia entre a APEL e a Câmara do Porto, obrigava as duas entidades a negociarem um novo acordo, mas, até à data, não há qualquer indicação de que tal tenha sido alcançado.

Desde finais de Janeiro que não há qualquer informação sobre a Feira do Livro no Porto, apesar de, em Lisboa, estar já tudo organizado. Na capital, a feira vai realizar-se, como de costume, no Parque Eduardo VII, entre 23 de Maio e 10 de Junho. O prazo de inscrição, que costumava decorrer em simultâneo para as edições de Lisboa e do Porto, já terminou, a 22 de Fevereiro. A data da feira lisboeta também acontece, este ano, mais tarde do que o habitual, aproximando-se das datas em que a feira do Porto costumava estar já na Avenida dos Aliados.

O receio de que a realização da feira, a Norte, esteja definitivamente comprometida, levou os comunistas do Porto a tomar uma posição pública. "A CDU reclama que Rui Rio e a coligação municipal PSD/CDS coloquem o interesse da cidade acima da forma conflituosa e hostil que caracteriza o seu relacionamento com os agentes culturais e artísticos do Porto. A situação reclama que a coligação PSD/CDS actue com elevado sentido de responsabilidade e que se empenhe para que a 83.ª edição da Feira do Livro do Porto tenha lugar este ano", acrescentam.
 
 

Sugerir correcção
Comentar