A campanha segue dentro de momentos…

Foto
Obama num briefing da Protecção Civil Foto: Dennis Brack/Black Star/MCT

O furacão Sandy entrou de rompante na campanha presidencial americana a nove dias do escrutínio e arrisca-se a ter influência directa na participação dos eleitores nos estados da costa Leste onde o voto antecipado já começou. E o principal prejudicado deverá ser Barack Obama.

“Gostaríamos, evidentemente, de um acesso sem entraves às urnas porque pensamos que, quanto mais pessoas forem votar melhor será o nosso resultado”, declarou um conselheiro próximo do Presidente, em declarações à CNN. “O furacão está a complicar as coisas”, disse David Axelrod, transmitindo a ansiedade da campanha dos democratas. Muitos dos estados que vão ser atingidos votam tradicionalmente democrata

O governador do Maryland (Este) Martin O’Malley, anunciou domingo que o voto antecipado não se realiza nesta segunda-feira devido ao temporal, que deverá chegar a terra firme durante a tarde (fim do dia em Portugal). Na Carolina do Norte, que se situa no sul da zona que vai ser atingida pelo furacão, os dois condados costeiros mais expostos encerraram as assembleias de voto.

A Virgínia, a Pensilvânia e o New Hampshire, três estados muito disputados entre Obama e Romney e que estão na rota do Sandy, não permitem o voto antecipado em urna, mas autorizam a votação por correspondência justificada. Atrasos e perturbações na distribuição do correio também poderão ter influência no escrutínio.

A aproximação do furacão Sandy desviou completamente as atenções mediáticas da campanha eleitoral, que passou para segundo plano nos noticiários televisivos, nas páginas dos jornais e nos sites da internet.

Dependendo da dimensão dos estragos que provocarem, os ventos do Sandy podem ter um impacto decisivo em estados onde a batalha entre os dois candidatos está muito renhida e onde Obama e Romney planeavam investir os últimos cartuchos da campanha antes do dia das eleições, a 6 de Novembro.

Mitt Romney anulou os comícios eleitorais na Virgina para ir para o Ohio (as sondagens mostram os dois candidatos empatados), onde tinha agendados três comícios para esta segunda-feira mas "por respeito aos milhões de americanos" ameaçados pelo furacão cancelou os eventos de campanha marcados para aquela noite. Obama cancelou esta manhã uma deslocação à Florida (outro estado empatado) para ficar na Casa Branca, a monitorizar a passagem do furacão Sandy.

notícia actualizada às 16h21
Sugerir correcção
Comentar